Universo em Camadas

multiverso em camadas

Universo em Camadas foi um ideia concebida com base nos Universos Concomitantes (*) e Quânticos. Um Universo Concomitante seria uma cópia exata do nosso, talvez o mais verdadeiro Universo Paralelo no termo da palavra. Nestes Universos tudo seria exatamente igual, uma cópia perfeita do nosso Universo (o que não seria interessante em termos de nos aventurarmos em tentar conhece-los).

Entretanto, devido a Mecânica Quântica, podemos supor que um Universo U1 poderia se projetar em um Universo U2 num primeiro instante idêntico, mas que devido a flutuações quânticas, poderia gerar outro praticamente igual, mas com sutis diferenças. Por exemplo, no Universo U1 voce mora em uma casinha branca no campo, com uma cerca de madeira de 95 cm de altura com 60 margaridas e, no Universo U2 a cerca teria 94,5 cm de altura e 65 margaridas (entre outros pequenos detalhes).

O Universo em que vivemos seria como uma página de um imenso livro onde cada página fosse uma realidade momentânea (Presente), de duração extremamente curta (Tempo de Planck). As paginas anteriores seriam o passado e as posteriores, o futuro.

A ideia consiste então que cada página que se sobrepõe, a cada Tempo de Planck, uma nova camada de Universo é deixada para traz, com toda a estrutura para seguir em frente dentro daquela camada.

Evidentemente se o futuro ainda não existe e estamos no topo, só poderemos vislumbrar tempos passados. Na imagem acima foi imaginado um Multiverso onde a pagina que esta sendo mostrada com uma galaxia seria o Presente (para quem vive nele!), e as paginas abaixo seriam o passado para quem vive nelas.

Claro que poderia haver mais paginas acima da pagina que é mostrada e só não o fiz para não complicar o desenho e facilitar o entendimento. Poderia haver dezenas, centenas ou  milhares  de paginas acima. As pessoas que estariam ali teriam certeza de estarem no presente, mas seriam o passado para paginas (Universos) acima e, da mesma forma seriam o futuro para pessoas que estivessem vivendo em paginas abaixo.

Importante frisar que tudo ocorre concomitantemente, no mesmo tempo cósmico. Se fosse possível criar um  Buraco de Minhoca ou outro tipo de caminho entre as paginas, poderia haver uma comunicação normal e instantânea entre estes Universos.

Mas, um universo (uma pagina), bem mais abaixo poderia ver o futuro. Creio que não podemos afirmar se estamos ou não no topo deste “livro cósmico” e desta forma, poderíamos, de alguma forma, vislumbrar ou mesmo ter acesso ao futuro.

Uma curiosidade: Este modelo foi criado em 2009 e utilizado como ponto de partida no romance “À Beira do Abismo do Tempo“.

 

(*) Concomitante significa simultâneo, que se manifesta no mesmo tempo que o outro, que acompanha. Diz-se de duas ou mais ações que se realizam no mesmo momento, são os acontecimentos coexistentes. 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s