MULTIVERSO – ORIGENS

Como já foi dito em postagens anteriores, a suposição de que poderiam haver mundos paralelos adjacentes ao nosso não é de hoje e remonta aos filósofos mais antigos. Muito se falou e escreveu a respeito mas a ciência sempre se mostrou contrária a existência de tais universos paralelos que em geral eram ligados a Magia ou Superstição..

200px-Niels_Bohr.jpgMas, no inicio do Seculo XX,  Niels Bohr inicia estudos sobre o átomo, cujos resultados contribuíram decisivamente para a compreensão da Estrutura Atômica e da Física Quântica.

Com este novo ramo da Física e a observância de fenômenos estranhos à nossa realidade, os cientistas começaram a ver com outros olhos  estes Mundos Paralelos. E as provas não eram apenas em termos matemáticos mas também através de experimentos em laboratório.

Quando se tentava, por exemplo, determinar a posição de uma elétron, isso se mostrava impossível. Outro Físico,  Max Born, afirmou que não se pode dizer com certeza onde esta tal partícula, apenas podemos prever a probabilidade onde ela poderá estar.

Os elétrons saltam de uma orbita para outra, sem passar pelo espaço que separa estas orbitas. Isso seria como se a Lua mudasse de lugar, indo parar além de Marte por exemplo, mas instantaneamente sem se movimentar pela distancia entre a posição inicial e a final. Mas o que mais surpreendeu os físicos foi a famosaExperiencia da Dupla Fenda no inicio da década de 1920.

Screenshot_8.jpgA experiência mostrou que uma partícula poderia estar em dois lugares ao mesmo tempo ou, mais recentemente com uma variação deste experimento, que poderiam  “voltar” no tempo antes de atravessar a fenda. Isso é contra tudo que se tinha até o momento, principalmente para  Albert Einsteinque não aceitava que a natureza funcionasse desta forma, por probabilidades, pelo acaso. É celebre a frase “Deus não joga dados“, que Einstein se referia a natureza incerta da posição das coisas, que só podemos dizer onde algo esta somente quando as observamos. Para Niels Born as coisas estavam em determinadas posições somente quando fossem medidas, observadas.

Se isso tudo já era estranho até mesmo para Albert Einstein, imagine Erwin_Schrödinger_(1933)quando a Teoria Quântica apresentou o Entrelaçamento Quântico. Segundo essa previsão teórica, quando duas partículas estão muito próximas, suas propriedades podem se entrelaçar ficando ligadas para sempre, não importando a distancia. Se fizéssemos uma delas girar da esquerda para direita por exemplo, a outra giraria no mesmo instante, mas em sentido inverso, mesmo a um Ano-luz de distancia ou mais. Isso ia contra a ideia do limite da velocidade da luz proposta por Einstein.

Enquanto Einstein e Niels Born discutiam se Deus deveria ou não jogar dados,Erwin Schrödinger (que já havia desenvolvido uma equação para determinar a posições probabilística das partículas), apresentou o experimento mental conhecido por  O Gato de Schrödinger . Resumidamente, se colocássemos um gato em uma caixa com um determinado veneno, jamais poderíamos afirmar nada sobre o estado do felino, ou seja, ele poderia estar morto e vivo ao mesmo tempo. A verdade só se tornaria real quando abríssemos a caixa. Foi então que outros Físicos apresentaram a ideia de que o gato poderia estar vivo em um universo e morto em outro (AInterpretação de muitos mundos ou IMM).

Equação de Schrodinger provou que partículas subatômicas podem estar em mais de um lugar ao mesmo tempo e que mais de uma partícula pode estar no mesmo lugar ao mesmo tempo.

Todo esse novo panorama da realidade levou alguns Físicos a admitirem a possibilidade que as partículas poderiam existir em dois Universos diferentes.

Para se aprofundar mais, visite: Dupla Fenda, Tunelamento Quântico,Entrelaçamento QuânticoO Gato de Schrödinger , Interpretação de muitos mundos 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s