Muito Antes do Big Bang

big-bounce2

Muito se fala do grande evento que teria criado nosso Universo, o Big Bang. Apesar dele possuir fortes seguidores e algumas evidencias, tem um grande problema: O que havia antes?

Essa Teoria parece aqueles sonhos onde temos certeza que estamos realmente acordados, mas estamos completamente nus em um lugar estranho, com automóveis sendo guiados por coelhos sem que ninguém fale nada ou se importe com isso. Apenas aceitamos que aquilo é real.

Ora, a Teoria é muito bela e funciona bem literalmente após o Big se aceitarmos sem questionar o que havia antes, o que gerou o Bang. Ai que entra a famosa equação de Einstein: E=mc 2 . . Apenas três  elementos em uma equação simples mas que mudou completamente o mundo em que vivemos. Ela diz que a quantidade de Energia  resultante seria igual a quantidade da massa de que dispomos multiplicada pela velocidade da luz ao quadrado. Só isso. A velocidade da luz é de 299.792.458  metros/segundo, ou aproximadamente  300.000 km/s . Pegue agora o resultado de 300.000 x 300.000 e multiplique pela massa. Sera um valor fantástico de Energia, mesmo para um grama de massa.

O mais incrível nesta simples equação é que ela nos dá a conclusão de que Massa e Energia são a mesma coisa! Voce pode transformar Energia em Massa e vice-versa. Então, imagine que todos os corpos que existem no Universo atualmente, até onde alcançam nossos equipamentos e todos além deste horizonte cósmico visível fossem somadas suas massas e convertidas em Energia. Dispensável dizer o tamanho desse numero.

Então, o ponto que deu origem ao Bang nada mais foi do que toda essa  Energia transformando-se instantaneamente em Massa, criando assim o que chamados hoje Universo. A matéria, as coisas em si não saíram então do nada como aparentemente mostra a Teoria, mas sim vieram da Energia, o que nos leva novamente a pergunta: mas de onde veio esta Energia?

12290207415175157

Logicamente que os Teólogos prontamente diriam que seria a Energia Divina que desejou criar tudo, uma energia imensurável. Se esta Energia é o tal Deus que eles chamam, e Deus como dizem é Infinito, então essa Energia tenderia a ser infinita e a Massa originada também seria Infinita, viveríamos em um Universo infinito.

Entretanto, se conseguirmos demonstrar que pelo menos o nosso Universo é finito, essa Energia primordial que deu origem a tudo, apesar de enorme, seria mensurável, contrariando a ideia de ter sido cirada por algum Deus ou entidade qualquer. A não ser é claro, um Deus poderoso mas limitado, talvez criado por uma civilização bilhões de anos à nossa frente.

Max-TegmarkMas porque coloquei Deus na jogada? Ora, quem acredita que Deus criou o Universo, deve acreditar também que o Universo seja Infinito, com infinitas galaxias, planetas e Terras iguais à nossa, com copias de pessoas que teriam diferentes arbítrios nestes mundos. Com uma energia infinita, existiria o Multiverso Repetitivo, defendido por Cosmólogos como Max Tegmark (Fisico e Cosmologo do MIT),  que defendem essa linha de pensamento. Consequentemente os Doppelgangers ou Duplos Cósmicos  não seriam fantasias. O Multiverso Repetitivo seria composto de copias de tudo à distancias inimagináveis, mas neste mesmo espaço e tempo.

Mais recentemente surgiram nova ideias sobre o que havia antes do Big Bang ou o que o teria causado. Uma delas fala das Membranas (ou Branas). Segundo Paul Steinhardt , Existiriam verdadeiras membranas tridimensionais em uma outra dimensão e quando duas Branas se tocam criam Big Bangs dando origem assim a novos Universos. Talvez a matéria escura seja na verdade a gravidade de outra Brana muito próxima.

Nós, cientistas, não gostamos de aceitar que algo saiu do nada em um passe de magica ou pela decisão de alguma entidade. Poderíamos por capricho dizer “…bem, o que aconteceu antes do Big Bang não cabe  á Física explicar. Vamos começar a trabalhar a partir dele e pronto!“.

Da mesma forma que um Biólogo não pode explicar o funcionamento de uma TV por fugir de sua área, talvez a Física não consiga explicar o que havia antes. Mas não é por isso que os Físicos devam acreditar ou aceitar prontamente que tenha sido uma obra divina. Antes da energia se condensar em matéria, não existiam leis da Química,  Biologia e muito menos das ideias humanas, da arte etc.

A Física teria nascido neste exato momento, juntamente com a Matemática. Talvez então, muito antes desta possível colisão de Membranas Cósmicas existiriaa apenas a Matemática ou outra ciência que ainda não desenvolvemos.

equacoes_2930.jpg

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s